A busca por um sorriso bonito, saudável e brilhante está cada vez mais aparente. Há pouco tempo isso ainda não era possível para todos, devido ao alto custo dos tratamentos odontológico estéticos. No entanto, com o avanço da tecnologia, surgiram diversos tratamentos e técnicas que garantem a volta da auto-estima e um sorriso perfeito.

 

Alguns pacientes me perguntam: Qual o melhor procedimento para manter uma estética nos dentes? Em primeiro lugar, é preciso fazer uma avaliação individual, pois um caso é diferente do outro. Só assim posso determinar o tratamento indicado para cada paciente.

 

– Para quem possuem dentes amarelados, manchas, fluorose suave ou dentes escuros, o indicado é o clareamento. As técnicas mais utilizadas são de moldeira e a laser. Na primeira é feito um molde de silicone, a partir do formato dos seus dentes, e em seguida, aplica-se um gel clareador dentro do objeto, podendo ser usado durante o dia, por meia hora, no período de 2 semanas. Já o tratamento a laser, o resultado é mais rápido, pois precisamos de no máximo duas sessões de 1 hora cada.

 

– Para dentes fraturados e que possuem espaçamentos ou manchas, as facetas de resina ou de porcelanas são uma boa alternativa. A faceta é indicada quando não há desgaste natural dos dentes. É aplicada sobre o dente em finas camadas de resina (chamada de faceta direta) e realizada em apenas uma sessão. Outra opção é o  procedimento com porcelana, aplicada sobre o dente como “uma unha postiça”, confeccionada em laboratório, tendo maior durabilidade e melhor estética.

 

– Para reduzir ou corrigir algumas imperfeições da gengiva indico a plástica gengival. Esse procedimento pode causar receio, mas é bem simples. Indicado no design da estética do sorriso, e nas retrações que causam dor.

 

– Para dentes tortos, mal posicionamento dos maxilares, dentes que não se encaixam ou mordida cruzada, recomenda-se o aparelho ortodôntico. Este é o tratamento mais eficaz. No entanto, em alguns casos é lento. Algumas pessoas não gostam da aparência que o aparelho proporciona, mas hoje em dia alguns aparelhos são quase imperceptíveis. Não só arrumam a estética, como a função (oclusão), evitando dores, como de cabeça e coluna.

 

Nunca é demais lembrar, que não é apenas indo ao consultório que mantemos a estética e a saúde bucal em ordem. Escovar bem os dentes, passar o fio dental e usar um enxaguante bucal são práticas que devem ser adotadas no cotidiano. O check-up preventivo é fundamental para a saúde bucal futura.