É senso comum que um belo sorriso se torna um cartão de visita e traz bem-estar. Obter uma coloração natural e bonita do sorriso faz parte do processo de construção da imagem. O dente é composto por três estruturas, que são a polpa, a dentina e o esmalte.

A dentina é responsável pela tonalidade do dente. Com o desgaste natural do tempo e o avanço da idade, os dentes passam por um processo de degradação do esmalte. O consumo de alimentos e bebidas cítricas ou com corantes, como café, chá, vinho tinto, entre outros, faz com o os diferentes pigmentos penetrem o esmalte – cada vez mais poroso – e se depositem na dentina. Hábitos como o tabagismo também atuam nas manchas dos dentes.

A técnica adotada no Instituto Bernal é mista: uma parte é realizada no consultório e a outra ocorre no conforto da casa do paciente. Na clínica, utilizamos um gel, que oxigenará a superfície dental, e o peróxido de hidrogênio e carbamida, responsável por penetrar o esmalte para limpar o depósito de corantes formado sobre a dentina, restaurando a cor e a vitalidade dos dentes. Em casa, são usadas moldeiras, indicadas a todos os tipos de pacientes. O tempo de utilização dessa moldeira irá variar de acordo com a intensidade de cor que se deseje atingir. As consultas periódicas de acompanhamento são realizadas para controlar o processo de clareamento, evitando assim que o sorriso se torne artificial.