Todos sabem da importância da escovação para prevenir as cáries e as doenças bucais. Entretanto, não adianta ter cuidados só na hora da escovação e não se preocupar com a matéria prima, a escova de dente. Assim como a boca, ela armazena muitos microorganismos causadores de cáries e diversas doenças. Quando não é devidamente higienizada, e substituída com certa frequência, torna-se um ambiente ideal para proliferação de germes e bactérias.

 

Vários pacientes me fazem a mesma pergunta: “Quando devo trocar a minha escova?”. O ideal é que a troca aconteça a cada 3 ou 4 meses no máximo. Algumas já possuem um indicador nas cerdas, que vai clareando ao longo do tempo e indica a hora de trocar. Substituir as escovas deveria ser uma prática rotineira, assim como a escovação dos dentes. Isso porque, além da proliferação de germes, com o tempo sua eficiência vai diminuindo, suas cerdas vão cedendo e ela passa a não alcançar alguns lugares entre os dentes.

 

Outra coisa que quase ninguém sabe, mas que é importante: após uma gripe, resfriado, infecção ou dor de garganta, é essencial a troca da escova aconteça. Isso porque as cerdas podem alojar microorganismos causadores destes males, ocasionando uma nova infecção.

 

Para finalizar, anote algumas dicas para cuidar da sua escova:

 

– Os enxaguantes bucais podem ser usados para higienizar. Basta borrifar o produto sobre as cerdas e na cabeça da escova uma vez por dia;

 

– Após a escovação, lave-a com água corrente;

 

– As escovas que levamos de um lugar para o outro devem ficar em protetores plásticos.

 

– Não deixe a escova exposta perto do vaso sanitário. De preferência, guarde-a dentro do armário.