Quer saber quando deve começar a cuidar da saúde bucal do seu filho? Sabe quais são os primeiros cuidados de devem ser tomados com a higiene da boca da criança? Continue lendo nosso artigo, e veja como evitar

Quando um bebê está a caminho, muitas vezes os pais esquecem que eles também necessitam de limpeza bucal. Quando se dão conta, as dúvidas são muitas, e normalmente começam com a clássica: quando iniciar os cuidados odontológicos para o recém-nascido?

Os cuidados com a saúde bucal devem começar cedo, mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, pois existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. O ideal é que a mãe faça uma consulta para receber as orientações necessárias sobre como manter a melhor saúde bucal do seu filho ainda durante a gestação. Alguns hábitos e medicamentos, como a tetraciclina, podem prejudicar os dentes ainda durante a amamentação, e devem ser evitados.

E quando começar com as limpezas propriamente ditas?

As práticas de limpeza bucal devem ser iniciadas com o nascimento do bebê.  No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. É importante lembrar que essa prática deve ser feita sem friccionar intensamente, para que não haja descamação ou contaminação. A contaminação também pode ocorrer caso a água ou tecido não estejam limpos, e por isso devem ser utilizados sempre gazes ou um tecido bem higienizado, e água filtrada.

instituto-bernal-quando-iniciar-os-cuidados-odontologicos-para-o-recem-nascido


O nascimento dos primeiros dentes: o que muda?

Com o nascimento dos primeiros dentes, por volta dos seis meses, a fralda deve ser substituída por uma dedeira. É necessário atentar-se a certos cuidados especiais com o bebê e lembrar-se que nessa idade deve ser feita a primeira consulta com o odontopediatra. Essa consulta é fundamental, pois além de avaliar a condição da saúde bucal do bebê, o profissional consegue verificar se a criança está recebendo a quantidade ideal de flúor e explicar os cuidados especiais que devem ser tomados para evitar a temida “cárie de mamadeira”.

O que são e como evitar as cáries de mamadeira?

A cárie de mamadeira é causada pela exposição frequente a líquidos que contém açúcar – como o leite –, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto a criança está dormindo, provocando as cáries. Por esta razão, deve-se evitar ao máximo deixar a criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Algumas dicas podem te ajudar a evitá-las:

  1. Evite amamentar enquanto seu bebê dorme – ou que adormeça mamando;
  2. Faça sempre a higienização bucal com uma gaze ou fralda umedecida após a amamentação;
  3. A partir do momento em que os dentes nascem, eles devem ser escovados com produtos adequados para cada fase;

Além disso, controlar o consumo de açúcares e substituir o uso da mamadeira pelo copo também são ações bem eficazes no combate às cáries de mamadeira. Substituir líquidos adocicados por água (quando autorizado) é uma boa opção!

Após a primeira consulta e o surgimento dos dentes, leve seu filho sempre ao dentista. Uma boa higiene bucal é fruto de uma construção que se inicia na infância. Quanto mais cedo for iniciada a manipulação da cavidade bucal dos bebês, mais receptivos eles serão no futuro em relação aos cuidados com sua saúde bucal. Dentes bonitos e boca saudável vêm do berço!