institutobernal-dr-anderson-bernal-tratamentos-odontopediatria

ODONTOPEDIATRIA

O medo enfrentado por muitos adultos ao se sentarem na cadeira de um cirurgião dentista tem, em muitos casos, origem em alguma experiência traumática na infância ou adolescência, gerando um bloqueio.

No Instituto Bernal praticamos a odontopediatria, que é a área da odontologia responsável pelos cuidados bucais dos pequenos, desde o nascimento até a adolescência. Além de técnicas específicas para o tratamento dental das crianças, aplicamos também um conjunto de técnicas voltadas especificamente para o desenvolvimento de segurança e confiança. O odontopediatra realiza também um trabalho de conscientização e formação, para que a criança já cresça com bons hábitos de cuidados dentais, ensinando-os a cuidar de seus dentes desde cedo.

A orientação das futuras mamães e papais também fica por parte desses profissionais, já que eles precisam compreender os cuidados que serão adotados com a saúde bucal da criança. Os primeiros cuidados são iniciados antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes, e envolvem a limpeza da mucosa do recém-nascido.

 

Dentro da Odontopediatria temos também a especialidade Ortopedia Funcional dos Maxilares. A partir dos 4 anos, é possível identificar se a criança está babando muito por alguma questão odontológica ou se tem disparidade óssea – quando um osso da mandíbula cresce mais do que outro. Caso seja detectado o problema, o tratamento será feito com o uso de aparelhos removíveis, que guiarão o crescimento ósseo, igualando o perfil facial.